FORÇA PESO

     Força peso de um corpo é a força gravitacional, exclusivamente atrativa, produzida por um segundo corpo de grande massa, como a Terra, a Lua ou o Sol, por exemplo. De acordo com a lei da gravitação universal, dois corpos que contenham massa atraem-se com uma força inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.

Força peso, força gravitacional ou simplesmente peso são fundamentalmente a mesma coisa, no entanto, é bastante comum que confundamos os conceitos de peso e massa, que são diferentes. Enquanto o peso é uma força, medida em newtons (N), a massa de um corpo é a quantidade de matéria nele contida, medida em quilogramas (kg).

O que é peso na física?

Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s². Enquanto a nossa massa permanece invariável quando nos deslocamos entre dois pontos com diferentes gravidades, nosso peso muda.

 

Fórmula da força peso

A fórmula usada para calcular a força peso é esta, confira:  P = m . g

P - peso (N)

m - massa (kg)

g - gravidade local (m/s²)

 Atenção: A gravidade da Terra não é constante, ela pode variar ao longo do globo terrestre.

Por exemplo: Um objeto de 10 kg na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s², terá um peso de 98 N, enquanto na Lua, onde a gravidade é de 1,6 m/s², o peso desse corpo seria de apenas 16 N.

P = m . g

          Terra → P = 10 . 9,8 = 98 N                    

           Lua → P = 10 . 1,6 = 16N

          Peso, por tratar-se de uma força, é vetorial. Essa força sempre aponta em direção ao centro da Terra (direção vertical, sentido para baixo) e é responsável por manter-nos presos em sua superfície. De modo similar, o Sol atrai a Terra em direção ao seu centro, ou seja, essa estrela exerce uma força peso sobre o nosso planeta.

razão pela qual a Terra não cai em direção ao Sol é a grande velocidade na qual o nosso planeta orbita em torno da estrela. Além disso, por ser uma força que aponta sempre para o centro da trajetória da Terra em torno do Sol, a força gravitacional que este faz sobre aquela não é capaz de afetar o módulo da velocidade de translação, somente o seu sentido.

 

Peso x Massa

É comum ouvirmos as seguintes frases: “Eu peso 85 kg”, “Estou acima do meu peso”, “O peso ideal para sua altura é 75 kg”. Popularmente, estamos associando a medida observada ao subirmos em uma balança à palavra peso. Essa argumentação utilizada por grande parte das pessoas está totalmente equivocada. A medida obtida ao subirmos na balança deve ser chamada de massa, e não de peso. Veja as definições corretas para peso e massa:

Resumindo:

·       Peso é uma força “invisível” que atrai os corpos para a superfície da terra. Dessa forma, o nosso peso varia de acordo com o valor da gravidade, diferente em outros planetas e satélites naturais do sistema solar.

·       Massa é a quantidade de matéria presente em um corpo. Dizemos que a massa de uma pessoa é a mesma (constante) em qualquer lugar.

Quando nos referimos ao peso, dizendo que seu valor depende da gravidade, então estamos colocando em prática a 2ª lei de Newton, demonstrada pela fórmula matemática: P = m . g.

Exemplo 2: Vamos determinar o peso de uma pessoa com massa igual a 57 kg, na terra e em outros planetas. Mas para isso, precisamos conhecer as acelerações da gravidade que estão presentes na tabela a seguir:


Uma pessoa com a massa igual a 57 kg possui os seguintes pesos:
Na terra         P = m * g → P = 57 * 9,8 → P = 558,6 N
Em Júpiter    P = 57 * 22,9 → P = 1 305,3 N
Em Plutão     P = 57 * 0,5 → P = 28,5 N
No sol            P = 57 * 274 → P = 15 618 N

Exemplo 3: Um objeto tem peso igual a 2231 N na superfície de Júpiter, onde a gravidade é de 24,79 m/s². Qual a sua massa?

P = m . g ou m = P/g

P = 2231N  e g  24,79m/s²

m = 2231/24,79

m = 90kg

DICAS DE VÍDEOS:




EXERCÍCIOS

 

1 - A aceleração da gravidade na Lua é 6 vezes menor do que a aceleração da gravidade próxima à superfície da Terra. Um astronauta:

a) pesa na Lua, seis vezes mais do que na Terra;

b) pesa na Terra, seis vezes mais do que na Lua:

c) pesa na Terra, seis vezes menos do que na Lua:

d) a gravidade não interfere no peso;

e) Sua massa é 6 vezes maior na lua.

 

2 - Em relação aos conceitos de peso e massa, assinale as alternativas INCORRETAS e faça as devidas correções:

a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela aceleração da gravidade local.

b) Peso e massa são grandezas físicas iguais.

c) A força peso aponta para baixo.

d) Peso é uma grandeza vetorial, medida em newtons.

e) Massa é uma grandeza escalar medida em gramas.


3 - Um objeto tem peso igual a 1983,2 N na superfície de Júpiter, onde a gravidade é de 24,79 m/s². Qual deve ser o peso desse corpo em Marte, onde a gravidade é de 3,7 m/s²?

OBS: Primeiro calcule a massa do corpo em Júpter, pois é mesmo valor em Marte. P = m . g

a) 333 N         b) 90 N        c) 900 N

d) 370 N         e) 296 N

4 - Sabe-se que um corpo de 20 kg apresenta um peso igual a 350 N na superfície de um planeta desconhecido. Calcule a intensidade da aceleração gravitacional desse planeta.

a) 27,5 m/s²         b)1,5m/s²          c)17,5m/s² 

d)7,5m/s²             e) 15,0 m/s²

5 - Calcule a força peso sobre um corpo de 60 kg que está em um planeta onde a aceleração da gravidade é 6 m/s².

a) 500 N             b) 360 N         c) 480 N
d) 280 N             e) 140 N




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEIS DE NEWTON: 2º - PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA

LEIS DE NEWTON: 1º - INÉRCIA E 3º - AÇÃO E REAÇÃO

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI