LEIS DE NEWTON: 2º - PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA

 Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica)

A segunda das três leis de Newton pode ser descrita da seguinte forma: “a força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida”. Essa é a lei que determina uma equação muito utilizada no contexto físico:

F = m x a                                 

Em que: F = força

               m = massa

               a = aceleração


A força necessária para mudar o estado de movimento de uma partícula depende da massa daquele objeto.

A unidade de força no Sistema Internacional de Unidades é o Newton (N)

Ao aplicarmos a mesma força em dois corpos com massas diferentes, o de maior massa sofrerá uma menor aceleração. Daí concluímos que o de maior massa resiste mais as variações de velocidade, logo tem maior inércia.

 

Por exemplo: se um corpo tem uma massa de 4 kg e está submetido a uma aceleração de 2 m/s², qual é a intensidade da força que deve ser aplicada para alterar o seu estado de movimento?

F = m x a      

F = 4 x 2   

F = 8N


Lembrando que a aceleração é a variação da velocidade em um certo tempo.

Entre as três leis de Newton, essa é a que mostra que força e massa são grandezas diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior for a massa do objeto, maior será a força necessária para mudar o estado de movimento dele.

Força resultante.

Um aspecto fundamental da primeira e segunda lei de Newton é exatamente a ideia da força resultante, uma força imaginária que substituiria perfeitamente todas as outras forças que atuam sobre um corpo. Matematicamente a força resultante representa a soma vetorial das forças que atuam sobre o corpo. 

E para os casos em que a força resultante seja nula, temos o corpo em uma situação de equilíbrio. Se o corpo estiver em repouso ele está em equilíbrio estático e se ele estiver em movimento em equilíbrio dinâmico, vamos aproveitar então este momento para ver alguns exemplos da segunda lei de Newton.

A segunda lei de Newton pode ser descrita matematicamente pela seguinte expressão

ASSIM:

1 - Forças de mesma direção e mesmo sentido:

Os módulos são somados.

2 N + 4 N = 6 N


2 - Forças de mesma direção, mas em sentidos opostos:

Os módulos são subtraídos.

2 N - 4 N = - 2 N   OU   4N – 2N = 2N

O sinal negativo se refere ao sentido. Adotando o sentido para a direita como positivo, a resultante aponta para a esquerda.

3 - Soma de vetores perpendiculares (90º)

Caso duas forças perpendiculares atuem em um corpo, seu módulo é determinado pelo Teorema de Pitágoras. Por exemplo:

Duas forças de 30 N e 40 N atuam perpendicularmente sobre um corpo de 20 kg. A aceleração obtida por esse corpo após a aplicação das forças é?

Para calcular a força resultante sobre o corpo, uma vez que as duas forças em questão são perpendiculares entre si, é necessário que apliquemos o teorema de Pitágoras. Depois disso, podemos calcular o módulo da força resultante por meio da segunda lei de Newton.


Com base no resultado obtido no cálculo anterior, descobrimos que a aceleração desenvolvida pelo corpo é de 2,5 m/s².

DICA DE VÍDEOS:



 EXERCÍCIOS:

1 - Um corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2. Qual o módulo da força resultante que atua no corpo?

 

2 - Um corpo de 4 kg de massa está submetido à ação de uma força de 15 N. A aceleração adquirida pelo corpo na direção desta resultante é, em m/s2:

a) 2,25                  b) 1,35

c) 4,25                   d) 0,50

e) 3,75

 

3 - Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei Física).

Coluna I – Afirmação

(A) Quando um garoto joga um carrinho, para que ele se desloque pelo chão, faz com que este adquira uma aceleração.

(B) Uma pessoa tropeça e cai batendo no chão. A pessoa se machuca porque o chão bate na pessoa.

(C) Um garoto está andando com um skate, quando o skate bate numa pedra parando. O garoto é, então, lançado para frente.

Coluna II – Lei Física

(   ) 3ª Lei de Newton (Lei da Ação e Reação).

(   ) 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia).

(   ) 2ª Lei de Newton (F = m a).


4 - Observe a figura abaixo e determine:


a) A força resultante.

b) A direção.

c) O sentido.

5 - Dois garotos estão puxando o carrinho com 50kg para um lado e um garoto puxando para o outro lado, cada um possuem uma força diferente, como mostra a figura abaixo, calcule:


a) A força resultante:

 

  b) Conhecendo a Força Resultante, determine a aceleração. F = m . a

  OBS: Só é possível com a resposta da letra a.

 

  c) Marque a direção: (  )  horizontal (   ) vertical

 

  d) Marque o sentido: (   ) esquerda   (   ) direita  

                                    (   ) cima           (   ) baixo.

6 - Um barco move-se sob ação de duas forças, uma de 9N e outra de 12N, conforme a figura abaixo. O ângulo entre as forças é de 90° e a aceleração do barco é de 0,2m/s². Calcule a massa do barco.

7 - Uma partícula de massa igual a 10 kg é submetida a duas forças perpendiculares entre si, cujos módulos são 3,0 N e 4,0 N. Pode-se afirmar que o módulo de sua aceleração é:

A figura ao lado representa as forças que atuam na partícula.

a) 5,0 m/s2          b) 50 m/ s2      

c) 0,5 m/ s2          d) 7,0 m/ s2  

e) 0,7 m/ s2

  

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